
Muitas pessoas possuem grande dificuldade em apreciar criteriosamente uma pintura artística principalmente por não saberem como isso possa ser feito.
A experiência então acaba por ser mera observação superficial, sem conteúdo aparente e de contato rápido. O distanciamento causado por esse tipo de experiência leva o observador a modesta sensação de agrado ou não, privando este de maiores considerações.
Visitas guiadas em exposições de artes, acabam por acrescentar mais informações ao observador e lhe dá condições de elaborar uma idéia mais completa sobre a obra de arte. Sendo assim, compreendemos e apreciamos melhor uma obra de arte quando temos um suporte de conhecimento que nos guie e torne a experiência artística mais significativa.
Mas quando isso não é possível como fazer então para obter uma apreciação mais apurada da obra de arte?
Sugerimos realizar um exercício de Leitura de Imagens como um método de observação para melhor compreensão das obras artísticas. O estudo dos mais diferentes estilos e movimentos artísticos, de técnicas diversas e o histórico dos artistas possibilitará ao apreciador não só uma leitura mas também a interpretação das obras observadas.
Essa atividade é a proposta do Ensino de Artes que estou desenvolvendo com o 1º Ano do Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Centro de Educação SESC.
Criamos uma pasta em que cada aluno deverá ter uma imagem com uma pintura para ser observada e nela também registrar os dados de sua leitura, esse conjunto de informações consequentemente também darão condições para que o aluno possa relatar a sua interpretação da obra observada.
Hoje (20/04), daremos início a leitura dessas obras a partir de definições sobre arte figurativa e abstrata.